30 de novembro de 2015

Casa dos Patudos

A Casa dos Patudos é uma casa/museu do concelho de Alpiarça e que foi a residência oficial de José Relvas, mais conhecido como político uma vez que foi ele quem proclamou a república a 5 de Outubro de 1910. José relvas foi também ministro das finanças no 1º governo provisório da 1ª república tendo sido ele quem instaurou o escudo em Portugal, foi embaixador em Madrid e ainda chefe de governo e ministro do interior em 1919. Para além disso era também estadista, lavrador, colecionador de arte e músico amador.

Como disse a guia que nos guiou nesta visita "Quem vê de fora não imagina o que vai lá dentro", e não imagina mesmo. Mais de 3000 obras de arte, 101 divisões (embora sé estejam abertas ao público 28). Durante a visita vamos conhecendo o homem José Relvas e ficamos a conhecer a história da sua família. A guia era muito simpática e também nos contou alguns episódios e intrigas familiares, além de saber a origem de quase todas as peças daquela casa sem ter de recorrer à cábula. 

Infelizmente apenas deixaram-nos fotografar a cozinha e o exterior da casa, mas garanto, vale mesmo muito a pena ir a Alpiarça e visitar a Casa dos Patudos.




 PS: se forem à Casa dos Patudos no Inverno agasalham-se, a casa vai ficando cada vez mais fria com o avançar da visita.

Sem comentários:

As fases do meu mundo novo

Primeiro não se nota nada , até duvidas que tens algo a crescer dentro de ti (até porque  não tens sintomas e andas demasiado ocupada com do...